Hello World!

23 fev

Oi pessoal!

Durante a viagem, eu e a Mari fizemos um passeio de escuna, visitando o porto de Santos. Além disso, para aqueles que gostam de nadar em alto mar, é uma ótima opção, pois há 15 minutos de mergulho.

Aí vai uma imagem de um dos navios de carga e da área de mergulho.

Bom, falando em Santos, a Campo de Tupi, na Bacia de Santos, é a maior reserva de petróleo e gás do Brasil. É realmente incrível a quantidade de investimento nesse setor, principalmente devido a grande demanda de produção de biodiesel e etanol no pais. Recentemente vi uma notícia do uso de algas para a produção de biodiesel, parece ser uma alternativa muito interessante, pois do ponto de vista ambiental, o biodiesel de microalgas libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, além de combater o efeito estufa e o superaquecimento.Além disso, estudos recentes indicam que as microalgas encontradas no litoral brasileiro têm potencial energético para produzir 90 mil quilos de óleo por hectare !
* O grande problema é que a porcentagem de lipídios de cada alga não é alta – poucas espécies chegam a 20% de concentração. A a soja que também é usada para produção de biodiesel chega a 18% e o dendê 22%.

Infelizmente esse meio de produção ainda não é viável, mais creio que muitos biólogos unidos à empresas vão levar isso a diante. Para saber mais, aqui vai o endereço do site “Faça biodiesel” : http://www.facabiodiesel.com.br/biodiesel/algas.htm

Como sempre, seguindo o propósito do blog, aí vai uma questão interessante: Você sabe como ocorre a biossíntese de lipídeos? Para entender melhor esse processo, vou disponibilizar uma aula com uma breve explicação dessa via metabólica:
Biossintese e OXIDAÇÃO DE Ácidos graxos –> clique aqui para baixar!
Biossintese e OXIDAÇÃO DE Ácidos graxos clique aqui para baixar em PDF!

Boa semana para todos!

Uma resposta to “Hello World!”

  1. Naiara Cury 25/02/2011 às 01:51 #

    suuh, parabéns pelo blog. ficou super bonito e gostoso de ler. manda ver menina, se JOGA e continua assim (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: